Griffo&Medeiros

Empresas buscam informações sobre regulrização do AVCB. Após uma ação de fiscalização mais incisiva do Corpo de Bombeiro junto as Empresas, gestores começam a buscar informações, sobre quais tipo de ônus suas Empresas e seus representantes legais podem sofrer com a falta do documento AVCB em seus estabelecimentos.

Infelizmente, nunca se deu a devida importância ao AVCB no Brasil. Simplesmente ignoram sua real finalidade e o quão os projetos, laudos e atestados técnicos, que estão atrelados ao documento, traz segurança a nós, aos usuários de nossos imóveis e ao nosso patrimônio.

Muitos acham que simplesmente pelo fato de colocarem equipamentos de proteção e combate a incêndio no imóvel, estão respaldados pela lei. Outros pagam uma bagatela a profissionais que se aventuram no mercado e aprovam Projetos de PCI, sem estudos mais aprofundados para redução e equalização de custos, tornando o projeto inexequível.

Muitos empresários passam a vida fazendo obras de implantação e adequação destes projetos, gastam uma fortuna, achando que também estão seguros, pelo simples fato de terem o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiro PPCI. ENGANO!!! Jogaram dinheiro pelo ralo.

O AVCB, nada mais é, do que um “Alvará” do PPCI, ou seja, o vistoriador do Bombeiro tem de verificar se o sistema proposto no Projeto PCI Aprovado, encontra-se instalado em conformidade, e em perfeito funcionamento na edificação, ou seja, somente após comprovado a CONFORMIDADE “in loco”, é expedido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro – AVCB.

O documento tem validade variável, podendo chegar a 5 anos.

Durante este período DEVEMOS manter o imóvel em conformidade com o Projeto de PCI Aprovado. Além de manter todos os atestados técnicos que subsidiam o processo dentro da validade, documentos estes que possuem validade máxima de 1 (um) ano e devem ser renovados periodicamente, independentemente do prazo de renovação do AVCB. É errado atrelar o prazo de renovação dos atestados ao vencimento do AVCB.

Projeto de PCI aprovado sem a expedição do respectivo AVCB e/ou sem que se faça suas devidas renovações, por si só, NÃO POSSUI VALOR LEGAL, ou seja, não resguarda seu patrimônio em caso de sinistro e não isenta o proprietário/responsável técnico de sua responsabilidade civil, penal e administrativa.

Assegure-se de que a empresa que contratou para fazer o PPCI e posteriormente o de seu patrimônio, possui profissionais qualificados, habitados e com expertise para elaboração de projetos que sejam aprovados dentro dos preceitos da lei e normas técnicas da ABNT, porém enxutos, bem dimensionados, com propostas inteligentes e totalmente exequíveis a sua empresa e a suas finanças.

Consulte a Griffo&Medeiros empresa com mais de 20 anos mercado em expertise em regularização de ativo.

No ano passado numa viagem aos EUA, me instalei num edifício de quase 50º andares, estava lá a duas semanas, numa noite, no meio da madrugada soou o alarme de incêndio. Nos quartos e salas do apartamento em que eu estava instalada, começaram a piscar algumas luzes vermelhas, soar a sirene, e uma voz que vinha de caixas embutidas por traz das paredes, pedia calma e que evacuássemos o edifício dentro dos procedimentos e orientações da Brigada de Incêndio. Tudo era oculto e em total harmonia com a decoração e mobílias do apartamento. Fiquei apavorada, estava instalada no 30º andar, ao abrir a porta do apartamento já havia uma brigada posicionada e totalmente treinada. Fiquei boquiaberta com o sincronismo da equipe, com a tecnologia do sistema existente, que era adaptado para pessoas que tivessem problemas com deficiência visual, auditiva e motora, e com a rapidez que evacuamos o edifico, com tantos andares. Graças a Deus foi apenas alarme falso, enquanto aguardávamos a liberação do edifício, ouvia os comentários, percebi que este tipo de instalação e procedimentos era comum em quase todos os edifícios da região.” – Engenheira Kelly Griffo Medeiros

Griffo & Medeiros Regularização Patrimonial